Canal de atendimento atendimento@medaula.com.br
(31) 3245-5781 (31) 9 8882-9170
Rua Grão Pará, 737 Conjunto: 1101 - 11o andar, BH
CNPJ: 07.254.304/0001-24

Citomegalovírus (CMV)

21 de junho, 2021

A infecção por citomegalovírus é a causa mais comum de infecção intraútero e de lesão cerebral, ocorrendo em aproximadamente 0,2 a 2,4% dos nascimentos, e é a maior causa de surdez não hereditária em crianças. O momento da infecção gestacional determina a lesão cerebral. Infecção por CMV precoce na gestação causa necrose da zona germinativa, com calcificações distróficas subependimárias. Perda volumétrica da substância branca ocorre em toda a gestação e pode ser difusa ou multifocal. Malformações do desenvolvimento cortical são comuns. A grande maioria dos bebês são assintomáticos ao nascimento e desenvolvem sintomas apenas aos 6-9 meses.

As manifestações mais comuns da infecção perinatal pelo citomegalovírus são microcefalia, perturbação da audição, corioretinite, aumento ventricular, gliose e calcificação periventricular. As infecções no segundo trimestre também produzem lisencefalia ou microgiria.

Tomografia computadorizada

Os achados clássicos são de calcificações intracranianas e ventriculomegalia na maioria dos lactentes sintomáticos. As calcificações são periventriculares, com uma predileção pelas zonas de matriz germinativa (figura abaixo). Calcificações variam de numerosas e espessas bilaterais a sutis ou tênues focos puntiformes unilaterais. Às vezes, as calcificações podem estar completamente ausentes.

Ressonância magnética

Os achados incluem microcefalia com ventriculomegalia, perda volumétrica da substância branca, retardo na mielinização e cistos periventriculares. As anormalidades migracionais estão presentes em cerca de 10 a 50% dos casos, e as anormalidades corticais variam de pequenas disgenesias com padrão giral simplificado e fissuras silvianas “abertas” até um padrão lisencefálico quase agírico.

Quer ficar por dentro de todos os nossos conteúdos?

Enviar um Whatsapp
1
Quer falar com uma consultora?
Olá, como podemos te ajudar?
Powered by